Chuva intensa liga alerta no Sul, Sudeste e Centro-Oeste
Previsão aponta risco de transtornos e enchentes especialmente em Florianópolis e São Paulo
|
A previsão climática a partir de hoje indica a continuidade de chuvas intensas em várias regiões do Brasil, com destaque para o Sul, Sudeste e Centro-Oeste.
A combinação de sistemas meteorológicos, como ventos marítimos e a atuação de áreas de baixa pressão, favorece o aumento das precipitações.
Inclusive, alertas indicam que pode haver transtornos e riscos para a população, incluindo alagamentos, deslizamentos de terra e rajadas de vento fortes.
Sul do Brasil: chuvas volumosas no litoral
O litoral do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina enfrenta uma situação de chuvas muito volumosas até amanhã (dia 10), com previsão de chuvas frequentes, que podem ser moderadas a fortes durante boa parte do dia.
O mapeamento da Climatempo indica que as áreas de maior risco de acúmulo de chuva significativo estão concentradas ao longo da faixa litorânea, no extremo sul do Rio Grande do Sul e no sul de Santa Catarina, incluindo a Grande Florianópolis.
Em algumas áreas, os acumulados podem variar de 150 mm a 300 mm, o que eleva o risco de alagamentos, enxurradas e deslizamentos de terra.
Apesar da previsão de volumes elevados de precipitação, a região da Grande Porto Alegre está fora da área de maior risco.