Brasil pode retomar exportações de carne de frango em 28 dias, diz Fávaro

Prazo é exigido para encerrar o foco do vírus e cumprir normas de mercados internacionais

|
Fávaro também comentou que a China estava próxima de reabrir as importações de carne de frango oriundas do Rio Grande do Sul

Fávaro também comentou que a China estava próxima de reabrir as importações de carne de frango oriundas do Rio Grande do Sul

19deMaiode2025ás14:30

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, afirmou nesta segunda-feira (19) que o Brasil poderá recuperar o status de país livre de gripe aviária e retomar as exportações de carne de frango em até 28 dias — desde que não sejam registrados novos casos da doença no período.

“O importante é fazer o bloqueio total e o rastreamento de tudo o que saiu da granja. Ao inutilizar toda essa produção, o risco de novos casos diminui significativamente. Cumprido esse protocolo, o ciclo do vírus se encerra em 28 dias”, disse o ministro, referindo-se ao foco confirmado em uma granja de matrizes em Montenegro (RS) na última sexta-feira (16).

Segundo Fávaro, o prazo segue os critérios estabelecidos pela Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) e é necessário para que o país volte a ser reconhecido como livre do vírus.

“Se, em 28 dias, não houver nenhum novo foco, poderemos dizer ao mercado e aos compradores, com base científica, que o Brasil está livre de gripe aviária”, afirmou em entrevista a jornalistas.

Apesar da possibilidade de retomada do status sanitário, Fávaro ponderou que a normalização das exportações será gradual.

“Não significa que todos os mercados se reabrirão de imediato. Muitos países vão querer esclarecer dúvidas, e isso é natural”, observou. Ele também destacou que, com a contenção da doença, as restrições podem ser reduzidas a nível estadual ou municipal. “Certamente, aqueles que suspenderam as importações do Brasil todo poderão restringir apenas ao Rio Grande do Sul ou mesmo apenas a Montenegro”, disse.

De acordo com o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), 35 países haviam suspendido as importações de carne de frango brasileira até o domingo (18).