Frente fria provoca chuvas intensas no Sul e Sudeste; PR decreta emergência por estiagem

Instabilidade climática contrasta com seca prolongada que pressiona reservatórios no Paraná

|
Frente fria provoca chuvas intensas no Sul e Sudeste; PR decreta emergência por estiagem
23deMaiode2025ás08:18

Uma frente fria que avança pelo oceano provocou chuvas volumosas no litoral do Paraná, São Paulo e sul do Rio de Janeiro  desde quinta-feira (22).

Essas áreas estão sob alerta laranja (perigo) do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), com previsão de até 100 mm de chuva. A instabilidade se intensifica na madrugada desta sexta-feira (23), especialmente no litoral fluminense.

A condição de tempo instável permanece até esta sexta em outras regiões desses estados, além de Santa Catarina — incluindo a Grande Florianópolis — e as capitais Curitiba e São Paulo. Nesses locais, o Inmet emitiu alerta amarelo (perigo potencial), com volumes entre 30 mm e 50 mm.

O instituto também mantém alertas de chuvas intensas até sexta-feira (23) para áreas de Amazonas, Pará, Maranhão, Roraima e Amapá, além de revisão de acumulado de chuva em Pernambuco, Alagoas e Sergipe, com volumes de até 50 mm em 24 horas.

Previsão para Minas Gerais

Em Minas Gerais, a sexta-feira será de céu parcialmente nublado a nublado, com possibilidade de chuva isolada nas regiões da Zona da Mata, Sul/Sudoeste e Campo das Vertentes.

No Jequitinhonha, Rio Doce e Mucuri, há previsão de nevoeiro ou névoa úmida. Nas demais regiões, o tempo fica claro a parcialmente nublado. As temperaturas devem variar entre 8°C e 33°C.