São Martinho avança sobre áreas da Raízen com investimento de até R$ 242 milhões
Controlada da Cosan aumenta lista de passos atrás nos últimos meses

A São Martinho comunicou nesta terça-feira (15/7) a aquisição de parte dos ativos agrícolas vinculados à Usina Santa Elisa, localizada em Sertãozinho (SP) e atualmente sob controle da Raízen Energia.
O negócio envolve cerca de 10.600 hectares com predominância de lavouras próprias de cana-de-açúcar e poderá chegar ao valor total de R$ 242 milhões, sujeito a ajustes até o fechamento definitivo da operação.
A Usina Santa Elisa, uma das mais tradicionais do setor sucroalcooleiro, já foi considerada joia da coroa da Raízen, que é uma das maiores produtoras globais de etanol e açúcar que enfrenta dificuldades nos últimos meses. A empresa, inclusive, poderá se desfazer outros ativos.
No entanto, nos últimos anos, a unidade vinha enfrentando quedas de produtividade, envelhecimento do canavial e gargalos operacionais.
As terras negociadas estão situadas num raio médio de 25 km da Unidade São Martinho, em Pradópolis, o que facilitará a logística de colheita e transporte. Do total da área, aproximadamente 80% são cultivadas com cana própria e os 20% restantes correspondem a contratos com fornecedores.