PIB da soja e do bioediesel deve crescer 11% em 2025 com safra recorde e demanda aquecida

Estimativa do Cepea/Abiove aponta alta puxada por colheita histórica, aumento do processamento e crescimento na mistura obrigatória de biodiesel

|
PIB da soja e do bioediesel deve crescer 11% em 2025 com safra recorde e demanda aquecida
21deJulhode2025ás12:00

O Produto Interno Bruto (PIB) da cadeia da soja e do biodiesel  deve crescer quase 11% em 2025, segundo projeções do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), da Esalq/USP, em parceria com a Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove).

A expansão reflete a combinação de uma colheita recorde, aumento do esmagamento do grão e maior demanda por biocombustíveis.

Com esse desempenho, o PIB do setor pode representar 21,7% de todo o agronegócio nacional e alcançar expressivos 6,4% do PIB brasileiro neste ano.

Alta no processamento e demanda por biodiesel

De acordo com os pesquisadores , o avanço do PIB está diretamente ligado à safra histórica de soja, que pode atingir 169,7 milhões de toneladas, segundo estimativas da Abiove. 

Esse cenário favorece o crescimento do processamento da oleaginosa, em um momento de forte demanda por biodiesel — impulsionada pela elevação da mistura obrigatória para B14 e B15 em 2024.