Ciclone avança pelo Sul e Sudeste com ventos de até 130 km/h
Fenômeno deve provocar rajadas intensas e ressaca no litoral
|
Um ciclone extratropical de grandes proporções deve impactar o Sul e parte do Sudeste do Brasil a partir desta segunda-feira (28), com ventos que podem alcançar até 130 km/h, segundo alerta da MetSul Meteorologia. O fenômeno deve provocar também forte agitação marítima, com risco de ressaca no litoral.
A formação do ciclone está associada a um centro de baixa pressão que atua neste domingo sobre o Rio Grande do Sul, trazendo chuva em todo o estado.
Esse sistema avança para o oceano e dá início ao processo de ciclogênese (a formação do ciclone).A previsão é de rajadas mais fortes no Sul e Leste do estado ao longo da segunda-feira, especialmente na segunda metade do dia.
Segundo a MetSul, o campo de vento intenso se estenderá também ao Leste de Santa Catarina, Leste do Paraná e do estado de São Paulo. A região da Serra do Mar paulista deve registrar as rajadas mais fortes. Parte do Rio de Janeiro também será atingida.
Rajadas intensas e cidades em alerta
A ventania poderá atingir inclusive a capital paulista e a Grande São Paulo, com rajadas muito fortes de noroeste. "As rajadas mais fortes devem ocorrer no trecho da Serra do Mar no estado paulista", informa a MetSul. No Rio de Janeiro, há risco de vento forte em áreas isoladas.
A situação é comparada ao ciclone de julho de 2023, que causou ventos extremos e deixou oito mortos, cinco no Rio Grande do Sul, dois em São Paulo e um em Santa Catarina.