FPA critica Ibama e cobra ação imediata no controle de javalis
Segundo a bancada, combate ao animal deve ser tratado como prioridade de saúde, segurança e produtividade no campo
|
A presença descontrolada de javalis nas áreas rurais voltou ao centro do debate da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA).
Em reunião na sede da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), parlamentares e especialistas cobraram medidas urgentes do Ibama e denunciaram os prejuízos causados pela espécie invasora ao agro brasileiro.
O coordenador institucional da FPA, deputado Alceu Moreira (MDB-RS), afirmou que a situação já compromete a credibilidade internacional do país.
“Não podemos admitir que um país como o nosso, que produz, alimenta e conquista a credibilidade de diversos mercados pelo mundo, esteja vulnerável a essa praga. E pior, por crendices ideológicas do Ibama e de quem não tem nenhum compromisso com o desenvolvimento nacional. O nosso compromisso é com o controle sanitário e do jeito que o controle está sendo feito não pode mais ficar”, disse.
O presidente da FPA, deputado Pedro Lupion (PP-PR), destacou que o combate ao javali deve ser tratado como prioridade de saúde, segurança e produtividade no campo.
“A gente não está tratando de extinguir uma espécie da fauna brasileira que precisa ser preservada. O javali não é daqui, foi trazido. Estamos falando de uma praga que destrói lavouras, infecta o gado e traz grave risco à população do interior do Brasil.”