Inmet: previsão climática de setembro acende alerta para o agro no Brasil
Cenário previsto para o próximo mês pode afetar a produtividade no campo
|
A previsão climática para setembro, divulgada pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), indica chuvas dentro da média histórica na maior parte do Brasil, mas com diferenças relevantes entre regiões.
No Sul e no noroeste do Amazonas, a expectativa é de precipitações acima da média, enquanto setores da Região Norte e áreas do Centro-Oeste devem registrar índices abaixo do esperado. As temperaturas tendem a ficar acima da média em grande parte do território nacional.
Na Região Norte, estão previstos volumes de até 50 mm abaixo da média em Roraima, centro-sul do Pará, áreas centrais do Acre, Rondônia e pontos isolados do Amazonas.
Em contrapartida, o norte do Amazonas deve acumular mais de 160 mm e o extremo nordeste do Pará acima de 100 mm.
No Nordeste, a previsão é de chuvas próximas à média, com exceção do litoral norte da Bahia, onde os volumes podem ficar até 50 mm abaixo da normal.
Para o Centro-Oeste e o Sudeste, a tendência é de chuvas dentro da climatologia, com algumas áreas registrando volumes até 50 mm acima da média, como o sudeste de São Paulo, sul de Minas Gerais e sudeste do Mato Grosso do Sul. Já o oeste sul-mato-grossense deve ter chuvas abaixo da média.
Na Região Sul, os acumulados devem ficar acima da média em praticamente todos os estados, com destaque para áreas do Rio Grande do Sul, que podem ultrapassar 200 mm no mês. Apenas pontos isolados do Paraná devem registrar chuvas próximas ao padrão histórico.
Temperaturas elevadas em quase todo o país
O prognóstico do Inmet mostra tendência de temperaturas acima da média em grande parte do Brasil. Destaque para Pará, Mato Grosso, leste de Goiás, Distrito Federal e Minas Gerais, onde as anomalias podem chegar a +1,5 °C, com médias entre 27 °C e 30 °C.