Após gripe aviária e Newcastle, aves e pássaros retornam à Expointer 2025
Feira em Esteio terá 381 aves e 542 pássaros, com aumento de 27% no total de animais em relação a 2024
|
Macho da raça Orpingtom amarelo e fêmea da raça Orpingtom negra foram grandes campeões da classe Inglesas na Expointer de 2022. - (Foto: Divulgação)
Após duas edições de ausência, por causa da Influenza Aviária, em 2023, e da Doença de Newcastle, em 2024, as aves e os pássaros estão de volta à Expointer.
A feira acontece de 30 de agosto a 7 de setembro no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS).
Nesta edição, serão 381 aves (galinhas e galos de 33 raças) e 542 pássaros (de quatro raças), um crescimento que contribui para o aumento de 27% no número total de animais em relação a 2024.
Eles ocuparão o Pavilhão de Pequenos Animais, um dos mais visitados da feira e favorito do público infantil.
A importância da volta das aves
Para o presidente da Associação Brasileira de Preservadores e Criadores de Aves de Raças Puras e Ornamentais (APCA), André Machado Schmitz, o retorno representa motivação e reconhecimento do trabalho de preservação das raças puras.
“Ficar sem participar da feira é um desestímulo para qualquer expositor de aves. Além da premiação dos animais, que é um grande estímulo para os expositores, a Expointer tem um papel econômico porque, com as vendas realizadas, proporciona uma renda auxiliar para os produtores”, afirma.
Segundo ele, a participação de aves neste ano (381) supera em cerca de 50% o número registrado em 2022, a última edição com presença do segmento.