Ventos de até 121 km/h e temporais deixam destruição e uma morte no Sul e Sudeste
Estados seguem contabilizando prejuízos e enviando ajuda; Toyota teve unidade afetada em SP
|
Em Santa Catarina, o Corpo de Bombeiros Militar atendeu 151 ocorrências em 43 municípios. (Divulgação)
Os temporais de domingo (21) e segunda-feira (22) atingiram com força os estados do Sul e Sudeste do Brasil, provocando uma morte no Paraná, dezenas de feridos, além de destelhamentos, alagamentos, queda de árvores, interrupção no fornecimento de energia e prejuízos a residências e empresas.
Órgãos de defesa civil seguem em campo no atendimento às ocorrências, monitoramento das áreas afetadas e envio de ajuda humanitária.
>> SIGA O CANAL DO AGROFY NEWS NO WHATSAPP
No Paraná, Helena Araújo, de 48 anos, morreu após ser atingida pelo galho de uma árvore que caiu durante o temporal no domingo (21).
Ela pilotava uma moto na PR-180, entre Guairaçá e Terra Rica, no noroeste do estado, quando parou para se abrigar. O marido, que estava alguns metros à frente, não foi atingido.
A Defesa Civil registrou 1,6 mil pessoas afetadas e oito desalojadas em pelo menos sete municípios (Coronel Domingos Soares, Dois Vizinhos, Guarapuava, Marmeleiro, Nova Santa Rosa, Ponta Grossa e Renascença).
Dois Vizinhos foi a mais impactada (cerca de 1,2 mil pessoas e 400 casas danificadas); em Ponta Grossa, 200 pessoas e 50 residências atingidas; em Marmeleiro e Coronel Domingos Soares, 20 casas afetadas em cada; em Guarapuava, oito residências danificadas.
As rajadas de vento chegaram a 121 km/h em Ubiratã e a mais de 100 km/h em Altônia, derrubando torres de transmissão de energia e provocando quedas de árvores.