COP30: CNA apresenta 10 propostas e pede reconhecimento da produção sustentável na Amazônia

Documento destaca financiamento, adaptação, mitigação, mercado de carbono e o papel da agricultura tropical na agenda climática

|
COP30: CNA apresenta 10 propostas e pede reconhecimento da produção sustentável na Amazônia
25deSetembrode2025ás09:35

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) apresentou o documento que reúne as propostas e contribuições do setor para a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30).

O posicionamento da CNA servirá como subsídio às autoridades brasileiras que participarão das negociações e debates da conferência, marcada para ocorrer entre 10 e 21 de novembro, em Belém (PA).

No texto, a CNA destacou dez pontos centrais que colocam os produtores rurais no centro da agenda climática.

A confederação defende que a COP30 reconheça “o direito à produção agropecuária sustentável na Amazônia”, afirmando que a produção rural no bioma é “parte inseparável da agenda climática”. 

>> SIGA O CANAL DO AGROFY NEWS NO WHATSAPP

O documento “Agropecuária Brasileira na COP30” foi divulgado na quarta-feira (24) e entregue pelo presidente da CNA, João Martins, ao enviado especial da Agricultura para a COP30, Roberto Rodrigues, à presidente da Embrapa, Sílvia Massruhá, e ao senador Zequinha Marinho (Podemos-PA).

O posicionamento reflete os anseios do setor agropecuário e foi amplamente discutido em encontros da Comissão Nacional de Meio Ambiente da CNA com produtores rurais, Federações estaduais, entidades do agro e pesquisadores. 

As propostas vão servir como subsídio aos negociadores brasileiros, às autoridades envolvidas nas negociações e aos próprios produtores rurais.

 CNACop30

Reconhecimento e protagonismo 

No documento, a CNA afirma que os produtores rurais devem ser reconhecidos como agentes fundamentais no fornecimento e na implementação de soluções climáticas, essenciais para o alcance das metas brasileiras e globais.

Ressalta também que as particularidades da agricultura tropical precisam ser consideradas como solução imediata frente aos desafios do clima e que os meios de implementação de mitigação e adaptação sejam suficientes para explorar todo o potencial do setor. 

A CNA reforça ainda o protagonismo da agropecuária, que além de oferecer soluções climáticas, é estratégica para a segurança alimentar e energética.

Dez prioridades apresentadas pela CNA: