“O agro é provedor de soluções climáticas”, afirma CNA

Entidade reforça que a agricultura tropical deve ser reconhecida como parte da solução nas negociações climáticas

|
“O agro é provedor de soluções climáticas”, afirma CNA
26deSetembrode2025ás09:09

“O agro é o setor mais impactado pelos fatores climáticos. Por outro lado, é o que melhor se apresenta como provedor de soluções climáticas.”

A afirmação é de Muni Lourenço, presidente da Comissão Nacional de Meio Ambiente e vice-presidente da  Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) durante a apresentação do posicionamento oficial da entidade para a COP 30, realizada na quarta-feira (24), em Brasília.

Na ocasião, a CNA lançou o documento “Agropecuária Brasileira na COP 30”, que reúne os principais pontos defendidos pelo setor para a Conferência do Clima, marcada de 10 a 21 de novembro em Belém (PA).

>> SIGA O CANAL DO AGROFY NEWS NO WHATSAPP

Segundo Muni Lourenço, o documento mostra a força e a legitimidade da Confederação e reforça que a produção de alimentos tem papel central no enfrentamento das metas climáticas.

“Nós acreditamos e confiamos que os negociadores brasileiros terão esse documento como um referencial para levar o ponto de vista do agro, que é um setor estratégico para o Brasil, nas deliberações da plenária da COP”, afirmou.

Entre os temas destacados pela CNA estão: Agenda de Ação; Financiamento; Agricultura e Segurança Alimentar; Balanço Global; Transição Justa; Adaptação; Mitigação; Artigo 6 do Acordo de Paris e o Legado da COP 30 na Amazônia.

“Considerando o simbolismo e o ineditismo de termos a primeira COP no Brasil e no coração da Amazônia, esse documento abre um capítulo específico sobre a região. Temos a expectativa de que nessa Conferência saiam decisões que possam melhorar e apoiar o desenvolvimento econômico e social de 30 milhões de brasileiros que residem e produzem lá”, disse.