Intoxicações e mortes por metanol em bebidas adulteradas acendem alerta nacional
Casos em São Paulo expõem fragilidades no combate ao mercado ilegal e preocupam especialistas
|
A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) e o Conselho Nacional de Combate à Pirataria e Delitos contra a Propriedade Intelectual (CNCP) publicaram uma nota técnica com recomendações urgentes a estabelecimentos que comercializam bebidas alcoólicas em São Paulo e regiões próximas.
A medida foi adotada após nove casos de intoxicação por metanol em bebidas adulteradas, que já resultaram em duas mortes em um período de 25 dias.
O metanol é uma substância líquida, inflamável e incolor.
É amplamente utilizado como solvente, na fabricação de combustíveis, plásticos, tintas e medicamentos. Tem grande potencial de intoxicação, e quando consumido pode levar à morte mesmo em doses pequenas.
A substância não pode ser destinada diretamente para consumo humano. A substância tambéms eria usada pelo Primeiro Comando da Capital (PCC) para adulterar combustível.
>> SIGA O CANAL DO AGROFY NEWS NO WHATSAPP
De acordo com a Senacon, o objetivo é “orientar o setor privado e desencorajar a ação criminosa de falsificadores e distribuidores irregulares”.
O documento é voltado a bares, restaurantes, casas noturnas, hotéis, mercados, atacarejos, distribuidores, plataformas de e-commerce e aplicativos de entrega.