Citricultura cresce 17% em Minas Gerais e se expande para novas regiões do Estado
Produção de laranja, tangerina e limão soma 1,48 milhão de toneladas, impulsionada pelo controle do greening e pela migração de produtores
|
A produção de citros em Minas Gerais registrou crescimento de 17,2% entre janeiro e agosto de 2025, alcançando 1,48 milhão de toneladas, segundo levantamento da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa).
O avanço é impulsionado pelo controle do greening e pela migração de produtores para áreas livres da doença, o que tem ampliado a presença da citricultura em novas regiões do Estado.
A produtividade média mineira atingiu 24,37 toneladas por hectare, em uma área plantada de 85.198 hectares.
>> SIGA O CANAL DO AGROFY NEWS NO WHATSAPP
Laranja domina a produção
A laranja é o carro-chefe da citricultura mineira, respondendo por 90,3% da produção total. Foram 1,13 milhão de toneladas colhidas de janeiro a agosto, um aumento de 21% em relação ao mesmo período do ano passado.
O desempenho positivo está ligado às ações do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), vinculado à Seapa, que atua no controle e prevenção do greening — doença sem cura e considerada a mais destrutiva da citricultura mundial.
“É necessário aprender a conviver com essa doença, monitorar e fazer o manejo adequado para continuarmos crescendo. E este trabalho tem sido bem feito em Minas”, afirma o secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Thales Fernandes.