Transparência: Orplana quer criação de índice negociado em bolsa para setor sucroenergético
Ideia apresentada na 25ª Conferência Internacional Datagro busca reduzir diferenças e trazer previsibilidade à relação entre produtores e usinas
|
O presidente do conselho da Orplana (Organização de Associações de Produtores de Cana do Brasil), Gustavo Rattes de Castro, defendeu a criação de um índice de ATR (Açúcares Totais Recuperáveis) negociado em bolsa de valores, com objetivo de modernizar a formação de preços da cana-de-açúcar, matéria-prima essencial para o açúcar, o etanol e outros biocombustíveis, o que também reduziria o descompasso de informações entre produtores e usinas.
A fala se deu durante a 25ª Conferência Internacional Datagro sobre Açúcar e Etanol, realizada em São Paulo, nesta terça-feira (21)
“O setor sucroenergético brasileiro evoluiu muito em tecnologia, sustentabilidade e competitividade global. Mas ainda temos desafios estruturais na formação de preços. Um índice de ATR negociado em bolsa poderia representar um avanço significativo em transparência e governança, beneficiando todos os elos da cadeia”, afirmou o presidente da Orplana.