Dos traços à roça: Maurício de Sousa chega aos 90 anos com o Brasil rural no coração
Criador da Turma da Mônica completa 90 anos celebrando o Brasil rural com Chico Bento, personagem que une infância, natureza e o valor do campo
|
Ao celebrar mais um aniversário neste dia 27 de outubro, o pai da turminha mais famosa do Brasil, a Turma da Mônica, é o personagem principal de uma série de homenagens.
Com um filme sobre sua vida e um livro que reúne o trabalho de 90 quadrinistas, o menino que nunca parou de desenhar chega aos 90 anos de idade.
Depois de contar tantas histórias para milhões de crianças e adultos, agora é a história de Maurício de Sousa que ganha as telas e as prateleiras de todo o país.
A primeira dessas homenagens é a cinebiografia “Mauricio de Sousa – O Filme”, exibida na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, em sessão especial que contou com a presença do próprio artista.
>> SIGA O CANAL DO AGROFY NEWS NO WHATSAPP
A produção mostra as origens do desenhista, seu processo criativo e o nascimento dos personagens mais queridos do Brasil — entre eles Mônica, Cebolinha, Cascão, Magali e Chico Bento, símbolo do interior brasileiro.

Chico Bento e o Brasil do campo
Entre os inúmeros personagens criados por Maurício, Chico Bento ocupa um papel especial por retratar o Brasil rural, a agricultura familiar e os valores do campo.
Inspirado em Francisco Antônio Bento, tio-avô do cartunista — a quem ele nunca chegou a conhecer —, o personagem nasceu das lembranças da infância em Mogi das Cruzes (SP), onde Maurício viveu cercado de natureza, rios e lavouras.
Em entrevista concedida ao Globo Rural em 2018, o autor contou que viveu experiências muito parecidas com as do próprio Chico Bento.