Recuperações judiciais no agro batem recorde no 3º trimestre de 2025
Com 628 pedidos, número cresce 147,2% em um ano e atinge o maior nível da série histórica da Serasa Experian
|
O agronegócio do Brasil chegou no terceiro trimestre de 2025 ao maior número de pedidos de recuperação judicial da série histórica, iniciada em 2021.
Ao todo, 628 solicitações foram protocoladas no período, segundo a Serasa Experian, em um avanço de 147,2% na comparação anual e de 11,1% frente ao trimestre anterior, sinalizando o agravamento das dificuldades financeiras no setor.
O volume representa um salto expressivo em relação ao mesmo período de 2024, quando foram contabilizados 254 pedidos. Na comparação com o segundo trimestre de 2025, que havia registrado 565 solicitações, a alta foi de 11,1%.
✅ CLIQUE AQUI PARA SEGUIR O CANAL DO AGROFY NEWS NO WHATSAPP
De acordo com a Serasa Experian, o avanço dos pedidos reflete a deterioração do ambiente de crédito no agronegócio, atingindo produtores rurais pessoas físicas e jurídicas, além de empresas ligadas ao setor.
O cenário envolve dificuldades na manutenção do fluxo de caixa, pressão sobre custos de produção, juros elevados, margens comprimidas e decisões de expansão mal planejadas nos últimos anos.
Segundo Marcelo Pimenta, head de agronegócio da Serasa Experian, muitos produtores e empresas vêm rolando dívidas sem realizar os ajustes necessários. “O avanço dos pedidos de recuperação judicial evidencia um período mais desafiador sobre a capacidade de produtores rurais e empresas do setor manter seus fluxos de caixa e pagamentos”, afirmou.