Ciclone intenso pode atingir o Sul do Brasil com chuva forte e ventos de até 100 km/h

Previsão indica temporais, alagamentos e risco de granizo no Rio Grande do Sul; Porto Alegre está entre as áreas de maior alerta

|
Ciclone intenso pode atingir o Sul do Brasil com chuva forte e ventos de até 100 km/h
03deNovembrode2025ás07:52

formação de um ciclone no Sul do Brasil pode trazer chuva intensa, ventos fortes e transtornos a partir de sexta-feira (7). O alerta é da MetSul Meteorologia, que monitora um cenário de alto risco climático para o Rio Grande do Sul e outros estados da região.

Segundo a MetSul, modelos meteorológicos internacionais, entre eles o Europeu (ECMWF), o americano GFS e o britânico UKMET, vêm apontando há dias o aprofundamento de uma área de baixa pressão sobre o Rio Grande do Sul, o que deve dar origem ao fenômeno conhecido como ciclogênese, processo que marca a formação de um ciclone.

Tudo deve começar no Oceano Pacífico, com uma baixa pressão em níveis médios e altos da atmosfera na quinta-feira (6). O sistema deve cruzar os Andes e alcançar o Centro e o Nordeste da Argentina na sexta (7), quando deve se intensificar e começar a influenciar o tempo no Sul do Brasil.

Com a chegada de ar quente e úmido, áreas de instabilidade devem ganhar força e provocar chuvas fortes e tempestades, inicialmente na Argentina e, em seguida, no Oeste do Rio Grande do Sul.

A sexta-feira (7) tende a ser o dia mais crítico, com chuva intensa, risco de granizo e ventos fortes, especialmente no Rio Grande do Sul, que deve concentrar os maiores volumes de precipitação.