Novembro será de calor acima da média e pouca chuva em parte do país, aponta Inmet
Temperaturas acima da média e chuva irregular devem marcar o clima de novembro no Brasil
|
A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) indica que o mês de novembro será marcado por forte variabilidade nas chuvas e temperaturas acima da média em grande parte do país.
Enquanto o Sul e parte do Nordeste devem enfrentar volumes abaixo da normalidade, o Norte e o Centro-Oeste terão regiões com chuvas acima da média histórica.
De acordo com o Inmet, as regiões Sul e Nordeste, além do sul das regiões Centro-Oeste, Sudeste e Norte, devem registrar chuvas próximas ou inferiores à média.
No mapa climático, essas áreas aparecem em tons de cinza e amarelo. Já os volumes acima da média (em azul) se concentram em parte do Norte, Sudeste e Centro-Oeste.
No Sul, a previsão aponta para acumulados abaixo da média histórica em boa parte do Paraná, oeste de Santa Catarina e nas porções norte, noroeste, central e sudeste do Rio Grande do Sul. Apenas o extremo sul catarinense deve ter chuvas acima da média.
No Nordeste, o cenário é de chuvas próximas à média histórica, com exceção do centro-leste da Bahia e do sul do Maranhão e Piauí, onde são esperados volumes menores que o normal.
>> SIGA O CANAL DO AGROFY NEWS NO WHATSAPP
Já no Centro-Oeste, o Mato Grosso do Sul e parte do Mato Grosso tendem a registrar menos chuva que o esperado.
Por outro lado, Goiás, o Distrito Federal e áreas do centro-oeste mato-grossense devem ter precipitações próximas ou ligeiramente acima da média.