Lula cobra ação global e critica negacionistas em Belém: ‘a COP da verdade’
Presidente defende criação de Conselho do Clima na ONU e pede aceleração das metas para limitar o aquecimento global
|
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) abriu nesta segunda-feira (10) a 30ª Conferência das Partes da ONU sobre Mudança do Clima (COP30), em Belém (PA), que pela primiera vez é realizada na Amazônia.
Em um discurso de forte tom político, Lula afirmou que é necessário “impor uma nova derrota aos negacionistas” e chamou a COP30 de “a COP da verdade”.
“Na era da desinformação, os obscurantistas rejeitam não só as evidências da ciência, mas também os progressos do multilateralismo. Eles controlam algoritmos, semeiam o ódio e espalham o medo. Atacam as instituições, a ciência e as universidades. É momento de impor uma nova derrota aos negacionistas”, disse o presidente.
>> SIGA O CANAL DO AGROFY NEWS NO WHATSAPP
Lula afirmou que a mudança do clima “não é uma ameaça do futuro, mas uma tragédia do presente”, e conclamou líderes mundiais a acelerar a ação climática.
“Sem o Acordo de Paris, o mundo estaria fadado a um aquecimento catastrófico de quase cinco graus até o fim do século. Estamos andando na direção certa, mas na velocidade errada”, alertou.

Chamado à ação global
Durante o discurso, Lula apresentou o Chamado à Ação, dividido em três eixos principais.