Goiás anuncia fim da taxa do agro
Governo enviará projeto de lei para extinguir a cobrança do Fundeinfra, criada em 2022 para financiar obras de infraestrutura no Estado

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (PSD), anunciou que enviará, nesta quinta-feira (19), um projeto de lei que extingue a taxa do agro no Estado.
A cobrança da contribuição ao Fundo Estadual de Infraestrutura (Fundeinfra) começou em 2022 com o objetivo de captar recursos da produção agrícola, pecuária e mineral para obras de pavimentação e manutenção das rodovias goianas.
Segundo o governador, os objetivos da implementação da taxa foram alcançados e o setor precisa de “sensibilidade e apoio” neste momento.
Em coletiva, Caiado afirmou que todas as obras previstas já foram contratadas. “O Fundeinfra tem hoje R$ 2,3 bi em caixa e já tem todas essas obras já implantadas no estado de Goiás”, declarou.
“Por falta de um seguro rural no Brasil, por questões climáticas que acometeram todo o país, principalmente o Centro-Oeste, em decorrência do custo de produção da safra agrícola e pelo baixo preço dos produtos, cancelamos a cobrança do Fundeinfra no Estado de Goiás”, discursou.
