Frente fria intensa avança pelo Sul e Sudeste com temporais, vento de 100 km/h e granizo
Sistema associado a ciclone extratropical provoca instabilidades severas, risco de tornados e chuva forte em várias regiões do país
|
Uma nova frente fria associada à formação de um ciclone extratropical, próximo à foz do Rio da Prata, chegou ao Rio Grande do Sul na madrugada deste domingo (16).
O sistema, considerado intenso para a época do ano, avança rapidamente em direção ao Centro-Oeste e ao Sudeste, provocando forte instabilidade.
Ao longo de domingo (16) e segunda-feira (17), estão previstas pancadas de chuva por vezes fortes, grande incidência de trovoadas, queda de granizo e rajadas de vento que podem superar os 100 km/h.
Por causa das condições severas, o Instituto Nacional de Meteorologia emitiu aviso de grande perigo (vermelho) para áreas do Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
✅ CLIQUE AQUI PARA SEGUIR O CANAL DO AGROFY NEWS NO WHATSAPP
Não estão descartados fenômenos mais localizados, como tornados, especialmente no sul e oeste do Rio Grande do Sul, oeste do Paraná, Santa Catarina e sul do Mato Grosso do Sul.
A rapidez do sistema favorece ainda a formação de linhas de instabilidade capazes de anteceder em centenas de quilômetros a chegada da frente fria.
Impactos imediatos no Rio Grande do Sul