Mato Grosso avança com ferrovia inédita de 743 km que cria novo corredor para o agro
Obra bilionária deve integrar 16 municípios à malha paulista e ampliar a competitividade logística do estado
|
Mato Grosso está construindo a maior obra ferroviária em andamento no Brasil: a 1ª Ferrovia Estadual, que já soma 743 km previstos até 2030 e é operada pela Rumo Logística em um modelo regulatório inédito no país, com cessão estadual de infraestrutura ao grupo privado por cem anos.
O investimento pode atingir R$ 15 bilhões, segundo a Secretaria de Comunicação do estado. O assunto foi tema de reportagem especial na Folha de S. Paulo.
Com base estratégica em Rondonópolis, a ferrovia contará com dois ramais: um ligará a cidade a Cuiabá, e o outro vai atravessar Nova Mutum até Lucas do Rio Verde, conectando 16 municípios ao traçado.
Quando concluída, a linha formará um corredor logístico integrado à malha ferroviária paulista, representando um novo eixo para exportação da produção mato-grossense.