PF prende dono do Banco Master em operação que investiga crimes financeiros
Segundo a Polícia Federal, Daniel Vorcaro se preparava para deixar o Brasil, quando foi preso na manhã desta terça-feira (18)
|
A Polícia Federal prendeu, na manhã desta terça-feira (18), o banqueiro Daniel Vorcaro, proprietário do Banco Master, no âmbito da Operação Compliance Zero, que investiga suspeitas de crimes financeiros relacionados à venda da instituição para o BRB (Banco de Brasília).
O presidente do BRB, Paulo Henrique Costa, também foi afastado do cargo.
A prisão de Vorcaro ocorreu poucas horas depois de o Banco Master anunciar sua venda ao Grupo Fictor.
No entanto, o Banco Central decretou a liquidação extrajudicial do Master, o que torna a instituição inativa a partir de agora e inviabiliza a concretização da transação com o grupo comprador.
Segundo o Globo, a investigação aponta que a cúpula do Banco Master, junto com a do BRB, “fabricaram” pelo menos 20 títulos de créditos que nunca existiram para justificar a transferência de R$ 12,2 bilhões do banco estatal de Brasília para o Master, entre janeiro e maio de 2025.
✅ CLIQUE AQUI PARA SEGUIR O CANAL DO AGROFY NEWS NO WHATSAPP
A decisão judicial que embasou a prisão faz parte de um amplo conjunto de medidas: foram expedidos cinco mandados de prisão preventiva, dois de prisão temporária e 25 ordens de busca e apreensão em endereços de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia e Distrito Federal.