Enmcoop 2025 integra conteúdo técnico com oficinas e festival para mulheres do agro
Nos dias 2 e 3 de dezembro, o White Pavilion, Centro de Convenções do parque aquático Wet’n Wild, em Itupeva/SP será palco do 6º Encontro Nacional das Mulheres Cooperativistas (Enmcoop), um dos principais eventos voltados ao fortalecimento da presença feminina no cooperativismo agrícola brasileiro
|
Com expectativa de receber mais de mil produtoras, gestoras e empreendedoras do agro, o evento proporcionará uma imersão em temas vitais para quem está à frente de propriedades, negócios e comunidades, como gestão das emoções e sucessão, além de festival gastronômico e cultural.
A programação contará com autoridades do município de Itupeva, além de representantes da FAESP (Federação de Agricultura e Pecuária de SP), do Sistema OCB (Organização das Cooperativas do Brasil) e do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), em reconhecimento ao papel estratégico das mulheres do agro no desenvolvimento sustentável e na governança rural.
Cultura e emoção: um agro plural
Mais do que palestras, o Enmcoop é uma celebração da mulher brasileira e de suas raízes. Com uma curadoria que une cultura, história e inovação, a programação contará com Festival gastronômico com sabores regionais, além de mostra de artes, música e performances culturais, um espaço para networking e trocas entre produtoras de todas as regiões do país e oficinas de empreendedorismo.
Esta edição traz o tema central “A força das mulheres nas cooperativas: conectando realidades e potencializando resultados”, integrando tradição e inovação com experiências práticas e emocionais. Após edições realizadas em um navio, em 2023, e em Florianópolis, em 2024, a expectativa é de que o Enmcoop 2025 supere novamente as experiências anteriores, consolidando uma rede nacional de colaboração feminina no agro.
Para a Diretora Executiva do Grupo Conecta, Graziela Gonçalves, o evento é transformador. “Mulheres que criaram novos empreendimentos, que inovaram dentro de suas propriedades, que industrializaram e deram novos rumos à sua trajetória. O encontro é esse espaço de despertar: ele mostra a cada mulher o quanto ela pode, o quanto é capaz. Nosso propósito é cuidar desse tripé essencial: espiritualidade, autoconhecimento e profissionalização que conecta, fortalece e prepara para novos níveis”, diz.
De acordo com o Anuário do Cooperativismo Brasileiro 2025 (Sistema OCB), as cooperativas agropecuárias movimentaram R$ 438,3 bilhões em 2024, alta de 3,6% sobre o ano anterior. Atualmente, as mulheres representam 41% dos mais de 23 milhões de cooperados no país, o equivalente a cerca de 9,43 milhões de pessoas.
Comandantes do Enmcoop 2025: lideranças femininas que inspiram o campo