‘Muita coisa boa resultará desta parceria’, diz Trump após falar com Lula sobre tarifas
Sinalização positiva entre os dois governos reacende expectativas no agronegócio por avanços nas negociações que podem aliviar taxas e destravar exportações brasileiras
|
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou nesta terça-feira (02) que a conversa por telefone com o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, foi “ótima” e demonstrou otimismo: “muita coisa boa resultará desta parceria recém-formada”.
O telefonema, que durou 40 minutos, tratou de temas como comércio, sanções, cooperação no combate ao crime organizado e, em especial para o agronegócio, a retirada de barreiras tarifárias ainda aplicadas a produtos brasileiros como pescados, mel, café solúvel e uva.
Atualmente, cerca de 22% do que o Brasil exporta aos Estados Unidos ainda enfrenta a sobretaxa de importação de 50%. Do lado brasileiro, o governo informou que Lula manifestou disposição para “avançar rápido” nas negociações.
A interlocução ocorre após a Casa Branca ter revogado, em 20 de novembro, a tarifa adicional de 40% para 238 produtos, incluindo café, frutas tropicais, carne bovina, sucos e especiarias.