Governo suspende lista de espécies invasoras após pressão do agro e adia decisão sobre tilápia

Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima suspendeu o processo para ampliar o diálogo com produtores e parlamentares

|
Governo suspende lista de espécies invasoras após pressão do agro e adia decisão sobre tilápia
05deDezembrode2025ás10:00

O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) suspendeu o processo de criação da Lista Nacional de Espécies Exóticas Invasoras Presentes no Brasil.

A decisão foi anunciada pela presidência da Comissão Nacional de Biodiversidade (Conabio) após semanas de forte reação de cadeias produtivas, que temiam a inclusão de espécies amplamente utilizadas na agropecuária, especialmente a tilápia, responsável por cerca de 68% da produção aquícola nacional, com mais de 660 mil toneladas em 2023, de um total próximo de 970 mil toneladas. 

A polêmica havia ganhado intensidade nas últimas semanas, a ponto de o Ibama precisar intervir publicamente para conter rumores de que a tilapicultura seria proibida caso o peixe fosse classificado como invasor. Produtores relatavam prejuízos e insegurança diante da possibilidade de novas exigências ambientais e entraves ao licenciamento. 

 CLIQUE AQUI PARA SEGUIR O CANAL DO AGROFY NEWS NO WHATSAPP

Segundo o MMA, a suspensão é temporária e tem objetivo de ampliar a escuta aos setores econômicos envolvidos, consolidar contribuições e definir medidas de controle compatíveis com as atividades produtivas. Não há prazo definido para retomada da elaboração da lista. 

Reação no campo e impacto sobre cadeias produtivas