Temporais avançam pelo país e elevam risco de granizo, alagamentos e ventos de 100 km/h

Chuva pode superar a média de dezembro em três dias; instabilidade é impulsionada por baixa pressão no Paraguai e fluxo de umidade vindo do Norte

|
Temporais avançam pelo país e elevam risco de granizo, alagamentos e ventos de 100 km/h
12deDezembrode2025ás08:13

A Climatempo emitiu um novo alerta de tempo severo para áreas do centro-oeste e norte de Santa Catarina, Paraná, centro-sul de Mato Grosso do Sul e estado de São Paulo, válido entre esta sexta-feira (12) e domingo (14).

Os meteorologistas destacam um cenário preocupante: os volumes de chuva previstos podem se aproximar — ou até superar — a média climatológica de dezembro em apenas três dias. 

As chuvas recentes já deixaram o solo encharcado em várias regiões, aumentando o risco de alagamentos, enxurradas, enchentes repentinas e deslizamentossobretudo em áreas urbanas.

Segundo os meteorologistas Gustavo Frasson Verardo e Josélia Pegorim, a formação e intensificação de um sistema de baixa pressão atmosférica sobre o Paraguai nesta sexta-feira (12) será a principal responsável pela instabilidade. O fenômeno não tem relação com o ciclone extratropical que atuou nos últimos dias e que já se afasta, sem exercer influência no tempo atual. 

>> SIGA O CANAL DO AGROFY NEWS NO WHATSAPP

A baixa pressão favorece a canalização de ar quente e úmido vindo do Norte em direção ao Mato Grosso do Sul, Paraná e São Paulo. Esse corredor de umidade alimenta a formação de nuvens carregadas, com potencial para tempestades severas. 

Regiões com maior risco