Rinoceronte chega ao Brasil e mobiliza equipe do Mapa
Atanásio tem cinco anos, é do Chile e ficará no zoológico de Itatiba, em São Paulo
|
O Aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP), recebeu no início do mês um rinoceronte-branco vindo do Chile, Atanásio, que mobilizou uma operação coordenada pela equipe do Mapa.
Equipes do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) no Estado de São Paulo e dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários (Affas) acompanharam o desembarque.
Nascido em cativeiro no Chile, o animal chegou ao Brasil em voo cargueiro e foi imediatamente submetido a inspeções sanitárias e documentais antes de seguir viagem para o zoológico de Itatiba (SP), onde ficará sob cuidados de tratadores.
A fiscalização começou ainda na análise dos documentos enviados pelo Chile e foi concluída no primeiro ponto de entrada em território brasileiro. Segundo o Mapa, todos os procedimentos sanitários necessários foram realizados na origem, o que dispensou a quarentena no Brasil.
>> SIGA O CANAL DO AGROFY NEWS NO WHATSAPP
A equipe verificou o Certificado Veterinário Internacional, o estado de saúde e o bem-estar do rinoceronte durante o transporte, inspecionou o contêiner utilizado no voo e checou o cumprimento das normas previstas no Vigiagro, o sistema de vigilância agropecuária internacional do Mapa. Concluídas essas etapas, também foram avaliadas as regras ambientais aplicáveis ao transporte de espécies silvestres.
