Frente fria avança, espalha chuva forte no Sul e mantém alerta pelo Brasil

Instabilidades atuam em várias regiões, com risco de temporais, ventos fortes e volumes elevados de chuva ao longo do dia

|
No Paraná, a chuva começa fraca pela manhã e ganha intensidade entre a tarde e a noite. (Foto: Gilson Abreu/AEN)

No Paraná, a chuva começa fraca pela manhã e ganha intensidade entre a tarde e a noite. (Foto: Gilson Abreu/AEN)

08deJaneirode2026ás08:16

A quinta-feira (8) será marcada por um padrão atmosférico instável em praticamente todo o país.

A passagem de uma frente fria pelo Sul, combinada à reorganização das áreas de umidade no Sudeste e à atuação de sistemas em diferentes níveis da atmosfera, mantém o risco de pancadas de chuva fortes, temporais isolados, rajadas de vento e variações de temperatura ao longo do dia.

Em algumas regiões, os volumes podem ser elevados e o tempo segue abafado, segundo a Climatempo.

>> SIGA O CANAL DO AGROFY NEWS NO WHATSAPP 

No Sul, a frente fria avança rapidamente pela costa do Rio Grande do Sul, mas ainda provoca instabilidades entre a madrugada e o início da manhã, especialmente no litoral e na faixa central do estado. Há previsão de chuva moderada a forte, trovoadas e impactos também na Região Metropolitana de Porto Alegre. 

Ao longo do dia, segundo a Climatempo, as pancadas se espalham pela metade norte gaúcha e pelo sul de Santa Catarina, com risco de chuva forte. No Paraná, a chuva começa fraca pela manhã e ganha intensidade entre a tarde e a noite, sobretudo na metade leste. 

O risco de temporais é maior no leste catarinense e na Serra do Rio Grande do Sul. As temperaturas permanecem elevadas na maior parte da região, com marcas mais amenas nas áreas serranas.

As rajadas de vento variam entre 40 e 50 km/h em grande parte do Rio Grande do Sul, podendo chegar a 70 km/h no sul e sudeste do estado, além de mar agitado no litoral.