Oferta menor faz arroba do boi reagir em parte do Brasil
Escalas de abate mais curtas e ajustes após decisão da China influenciam o mercado físico do boi gordo em algumas regiões
|
O mercado físico do boi gordo apresentou preços de estáveis a mais altos ao longo da semana nas principais praças de comercialização do país.
Segundo o analista de Safras & Mercado, Fernando Iglesias, frigoríficos de menor porte atuaram de forma mais contundente nas compras de gado, em razão das escalas de abate mais apertadas — fator que contribuiu para a elevação dos preços em algumas regiões.
>> SIGA O CANAL DO AGROFY NEWS NO WHATSAPP
O mercado ainda busca um novo ponto de equilíbrio após a definição de tarifas e cotas por parte da China, que limitou as exportações brasileiras neste ano em 1,1 milhão de toneladas, com aplicação de tarifas excedentes acima desse volume.
Iglesias ressalta que houve especulações em torno de um volume de 350 mil toneladas que estaria em trânsito para o país asiático, negociado previamente ainda em 2025.
“Por conta da decisão chinesa, alguns frigoríficos já sinalizam que pode haver uma redução na capacidade de abate das plantas”, pontua.