Com dívida de R$ 1,3 bilhão, Grupo Formoso pede recuperação judicial
Fundada pelos irmãos Fausto, Sérgio e Ronan, a Uniggel é a marca mais conhecida do grupo e atua no segmento de sementes
|
Um dos conglomerados mais tradicionais do agronegócio brasileiro, o Grupo Formoso, controlador da sementeira Uniggel, apresentou no final de 2025 um pedido de recuperação judicial na tentativa de renegociar o pagamento de R$ 1,3 bilhão em dívidas acumuladas.
A solicitação do grupo goiano aguarda análise judicial e está sendo conduzida em segredo de justiça. A marca Uniggel é tida como referência na produção e beneficiamento de sementes no Cerrado brasileiro, assim como no esmagamento de soja e de algodão.
>> SIGA O CANAL DO AGROFY NEWS NO WHATSAPP
No caso do Grupo Formoso, a medida foi tomada antes do recesso judicial de fim de ano para proteger ativos, resguardar empregos e preservar a continuidade das atividades do grupo até que a Justiça analise o pedido.
De acordo com os representantes legais do grupo, o pedido tem caráter preventivo e busca evitar a instauração de execuções ou penhoras que possam comprometer ainda mais a operação.
O setor de sementes e insumos agrícolas vem enfrentando dificuldades de liquidez, acesso ao crédito e pressões sobre margens em um ambiente econômico desafiador e cada vez mais competitivo.