Ciclone no Sudeste provoca chuva forte em várias regiões do país
Defesa Civil emite alerta de perigo para São Paulo, capital e cidades do interior, e Triângulo Mineiro, com risco de alagamentos e estragos
|
Uma massa de ar quente e úmido, combinada com a formação de um ciclone extratropical próximo à costa do Sudeste, está deixando o clima bem instável em boa parte do Brasil nesta sexta-feira (30).
O resultado segue aquele padrão de verão que muitos já se acostumaram neste começo de ano: sol quente pela manhã e pancadas de chuva que ganham força ao longo do dia, com risco de temporais, rajadas de vento e acumulados significativos de água em vários estados.
>> SIGA O CANAL DO AGROFY NEWS NO WHATSAPP
>> ENCONTRE PRODUTOS E SOLUÇÕES PARA O AGRO NO AGROFY MARKET
Mas atenção: agora, as chuvas devem vir mais intensas e carregadas, com volumes maiores de água e possibilidade de alagamentos seguidos de transtornos e danos materiais em grandes centros urbanos, sobretudo nos estados de São Paulo (capital e interior paulista, com alertas de perigo emitidos pela Defesa Civil), Minas Gerais (Triângulo Mineiro, com alertas de perigo) e parte do Rio de Janeiro, que pode ter rajadas de vento com até 70KM/h.
Região Sudeste
A atuação do ciclone extratropical próximo ao litoral do Sudeste deixa a sexta-feira bem instável nessa região.
Estados como São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e parte do Espírito Santo devem ter chuvas moderadas a fortes ao longo do dia, com risco de temporais localizados, acumulados elevados e até possibilidade de queda de granizo em alguns pontos.
A chuva pode ser intercalada por períodos de sol entre nuvens.
• Mínima: 19°C
• Máxima: 33°C
Região Sul
No Sul do Brasil, a sexta-feira também será marcada por instabilidade significativa, com chuva bem frequente e possibilidade de pancadas fortes acompanhadas de trovoadas, sobretudo entre o leste do Paraná (litoral), Santa Catarina e o litoral do Rio Grande do Sul.