Brasil tem terça-feira com chuva forte no Sudeste e Centro-Oeste e calor intenso no Sul
Corredor atmosférico traz chuvarada intensa, com previsão de até 200 mm no centro do país. Já o Sul tem alerta vermelho para calor acima do esperado
|
A terça-feira (03) chega com mais um dia bem típico de verão brasileiro, com calor, muita umidade no ar e potencial alto para chuvas fortes durante os próximos dias, junto de trovoadas e até temporais isolados em boa parte do país.
O grande responsável por esse quadro é a Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), um corredor de umidade que conecta a atmosfera desde a Amazônia até o Sudeste (um dos responsáveis pelo fenômeno conhecido como “rios voadores”), e a combinação com um sistema de baixa pressão com calor e umidade, que favorece a formação de nuvens pesadas e chuvas mais volumosas.
>> SIGA O CANAL DO AGROFY NEWS NO WHATSAPP
>> ENCONTRE PRODUTOS E SOLUÇÕES PARA O AGRO NO AGROFY MARKET
Esse padrão típico de verão pode ser traduzido em dia quente, com sol mais presente logo cedo, seguido de nuvens que crescem ao longo do dia e ganham força com a alta umidade, resultando em pancadas mais fortes de chuva, especialmente à tarde e no início da noite.
Em muitas áreas, pode haver risco de volume elevado de chuva em pouco tempo, ventos mais intensos e até transtornos como alagamentos em pontos urbanos.
Estão previstas chuvas volumosas no decorrer da semana em São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Goiás e Mato Grosso. Regiões como Triângulo Mineiro, norte de Mato Grosso do Sul, centro-sul de Goiás e leste de Mato Grosso devem receber de 100 a 150 mm de água nos próximos dias.
Áreas pontuais podem receber volumes maiores, próximos a 200 mm.
No Sul do Brasil, o calor deve ser intenso nesta terça, com alerta vermelho emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) sobre altas temperaturas que afetam principalmente cidades do interior do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, com termômetros registrando até 5 graus acima da média prevista. São mais de 500 municípios em estado de atenção até a sexta-feira (06).
No Norte e Nordeste, o padrão de verão com calor e chuva típica também prevalece, com pancadas moderadas a fortes de chuva em várias áreas, sem grandes mudanças no comportamento diário, mas sempre com atenção às nuvens que se formam rapidamente com o calor e a umidade.
Região Norte
A terça-feira começa quente e com bastante umidade, o que facilita a formação de pancadas de chuva isoladas que podem ganhar intensidade ao longo do dia, como no Amazonas, Pará, Acre, Rondônia e Tocantins.