Como esse tal de 5G funciona?
Top Voice em Tecnologia e Inovação no LinkedIn explica como o agro vai se beneficiar da nova tecnologia
Começo a colaborar como colunista por aqui e quero te fazer um convite para desbravarmos juntos o mundo da tecnologia e como ele pode beneficiar o Agro. Para começar, escolhi o básico, como mostra o título. Mas antes de responder essa pergunta, gostaria de me apresentar.
Eu me chamo Mauro Periquito, sou engenheiro de telecomunicações e Consultor de Network & Edge da Kyndryl Brasil. Durante a minha carreira, tive a oportunidade de trabalhar com soluções de TI e Telecomunicações, mas a conectividade é o meu assunto preferido e fui recentemente eleito LinkedIn Top Voice em Tecnologia e Inovação.
Vamos lá: como funciona esse tal de 5G?
Foi a partir de 1990 que tivemos os primeiros testes com celulares no Brasil. As redes móveis funcionavam com transmissão analógica de sinal e isso fazia com que a tecnologia fosse bem vulnerável e pouco escalável.
Os aparelhos celulares, para transmitir os sinais analógicos de voz entre eles e a rede celular, precisavam emitir sinais com alta potência, por isso eram muito grandes e esquentavam bastante.
Muitos que tiveram celular nessa época se lembram da cobertura, pois como se operava em frequências mais baixas, o alcance do sinal emitido por uma torre era muito grande.