Automação, IA e descarbonização: as tendências que vão marcar o mercado de máquinas agrícolas em 2026

Fabricantes apontam avanço da inteligência artificial, maior conectividade no campo e soluções de baixo carbono como eixos do próximo ciclo do setor

Automação, IA e descarbonização: as tendências que vão marcar o mercado de máquinas agrícolas em 2026
28deJaneirode2026ás07:00

Automação, inteligência artificial, conectividade e descarbonização devem puxar a próxima fase do mercado de máquinas agrícolas.

Após um período de reorganização em 2025, 2026 surge como um ano de consolidação tecnológica, com fabricantes apostando em equipamentos mais eficientes, sustentáveis e capazes de responder a janelas de plantio cada vez mais curtas, maior pressão por produtividade e à escassez de mão de obra no campo.

O Agrofy News perguntou às principais marcas do setor quais tendências devem marcar o mercado de maquinário em 2026 e quais são as expectativas das empresas para esse cenário. As próprias fabricantes responderam.

>> SIGA O CANAL DO AGROFY NEWS NO WHATSAPP

>> ENCONTRE PRODUTOS E SOLUÇÕES PARA O AGRO NO AGROFY MARKET

Confira o que esperar para o próximo ano.

Massey Ferguson

Para a Massey Ferguson, 2026 deve representar um novo momento para o setor, com retomada gradual dos investimentos e foco em produtividade.

"Se 2025 foi um período de reorganização, 2026 se anuncia como um momento de consolidação e avanço. O produtor rural segue resiliente, investindo de forma estratégica e buscando soluções que ofereçam retorno em produtividade. E o setor de máquinas agrícolas está preparado para acompanhar essa evolução, contribuindo para a competitividade e apoiando o crescimento sustentável do agronegócio", disse Rodrigo Junqueira, vice-presidente da Massey Ferguson para a América do Sul e gerente-geral da AGCO para a mesma região.

 Rodrigo Junqueira, vice-presidente da Massey Ferguson para a América do Sul, comenta as tendências do mercado de máquinas agríco

John Deere

Na avaliação da John Deere, o avanço do mercado está diretamente ligado à automação, à conectividade e à inteligência embarcada nas máquinas agrícolas.