Quais avanços da ciência e da tecnologia encaminham o agro do futuro?

Ser humano vai produzir mais conhecimento nas próximas duas décadas do que nos últimos 5,5 mil anos

Quais avanços da ciência e da tecnologia encaminham o agro do futuro?
10deJaneirode2024ás17:00

A atividade agropecuária conta contribuições de diversas áreas da ciência e da tecnologia ao longo da história para avançar no objetivo de produzir alimentos, fibras e combustíveis cada vez melhor.

Não poderia ser diferente, já que biologia, química e física - só para citar três áreas - trazem conhecimento sobre a natureza de plantas, animais e do ambiente, justamente de onde vêm a comida, a maior parte das roupas e importantes fontes de energia.

Se há milênios é assim, as últimas décadas de pesquisa pelo ser humano forjaram um novo salto tecnológico, chamado de Agro 4.0 (derivado da indústria 4.0), que concilia o que há de mais moderno nestes e outros campos do saber.

Vale dizer que, segundo especialistas, o volume de conhecimento científico a ser gerado nos próximos 20 anos será maior do que todo aquele produzido desde a invenção da escrita há 5,5 mil anos até o surgimento dos primeiros computadores no século passado.

Parece exagero? Bom, imagine que, atualmente, o mundo tem mais pesquisadores, mais investimento e, principalmente, quase toda a informação produzida pode ser armazenada e compartilhada a distância de poucos cliques.