O que é agricultura? Conheça os principais tipos

Conheça tudo de mais importante sobre agricultura em menos de cinco minutos

Agricultura e a pecuária têm a “cadeia mais longa” da sociedade e interface com economia, política, nutrição, meio ambiente, ciência e relações internacionais até cultura, tradições e sociedade.

Agricultura e a pecuária têm a “cadeia mais longa” da sociedade e interface com economia, política, nutrição, meio ambiente, ciência e relações internacionais até cultura, tradições e sociedade.

18deAgostode2023ás17:01

A agricultura, em uma linha, é a prática humana de cultivar plantas intencionalmente com objetivo de produzir alimentos, fibras ou combustíveis.

Mas a atividade é tão fundamental para a humanidade que reduzi-la apenas a técnica ou economia significa deixar de fora temas muito interessantes que abordaremos neste texto de forma objetiva.

A palavra mais importante da definição acima talvez nem seja "agricultura", "alimentos" ou qualquer outra, mas, sim, “intencionalmente”. Isso porque o ser humano decidiu fazer algo - no caso plantar - com consciência ou planejamento, já que toda agricultura tem um objetivo.  Veja o porquê.

Agricultura está em "tudo"

Atualmente, a agricultura e a pecuária têm a “cadeia mais longa” da sociedade, não apenas no Brasil, mas no mundo em geral. Por isso mesmo, a atividade de produzir plantas e animais talvez seja o setor com maior número de relações com outros temas e aspectos da sociedade.

Apenas para citar alguns, a agropecuária envolve economia, política, nutrição, meio ambiente, ciência (diretas e indiretas) e relações internacionais até cultura, tradições e sociedade.

E, no Brasil, o assunto ganha ainda mais importância pela vocação do país em alimentar a si e boa parte do planeta.

Sim, o mundo precisa produzir bilhões de toneladas de alimentos para alimentar 8 bilhões de pessoas com cerca de 2,4 mil calorias por dia para cada, além das fibras e combustíveis. 

Para isso, o ser humano já fez sua escolha de um "cardápio" mundial.