Como a agrorrastreabilidade está impulsionando a produtividade e a sustentabilidade na agricultura?
Plataforma inovadora que está transformando a forma como a rastreabilidade é realizada

Atualmente, a agrorrastreabilidade tem ganhado destaque no mercado agrícola graças às oportunidades das tecnologias digitais.
Afinal, o que é a agrorrastreabilidade?
Trata-se do acompanhamento e registro de todos os passos no processo de produção agrícola, desde o plantio da semente até o consumidor final.
Desse modo, é possível monitorar a qualidade, o tipo de manejo produtivo empregado e a origem dos produtos, um componente vital para a cadeia alimentar, pois oferece informações e segurança para empresas e consumidores.
Do ponto de vista prático, a agrorrastreabilidade oferece benefícios massivos para o setor alimentar como um todo.
Em um mundo onde os consumidores estão cada vez mais preocupados com a origem dos alimentos, garantir que as matérias-primas disponíveis no mercado sejam rastreáveis é uma vantagem competitiva.
O mercado de consumo de produtos alimentícios em geral é altamente sensível à confiança.
Sendo assim, obter informações sobre como os alimentos vendidos nas prateleiras dos supermercados são cultivados, quais as práticas agrícolas utilizadas e qual o manejo aplicado nas propriedades rurais é um grande diferencial para a indústria e o consumidor final que busca por qualidade e mais transparência.
Indo além, uma das principais vantagens da agrorrastreabilidade é aumentar a eficiência dos processos produtivos.
Com o uso de tecnologias modernas e melhor visibilidade da produção, os agricultores podem identificar possíveis gargalos na produtividade, otimizar recursos, evitar o desperdício e alcançar melhores padrões de sustentabilidade.
Em termos de segurança alimentar, o rastreamento permite ainda que, em caso de qualquer problema, como a contaminação de um determinado produto, as empresas consigam identificar rapidamente a origem e corrigir a falha, o que também melhora a qualidade do que consumimos.
Uma visão detalhada da cadeia produtiva da porteira para dentro tem um grande impacto no manejo e nas práticas agrícolas usadas durante o cultivo, o que reverte em um importante ganho de sustentabilidade.
À medida que a demanda por práticas agrícolas mais sustentáveis cresce, tanto do ponto de vista ambiental quanto social, a rastreabilidade desempenha um papel vital.
Através dela, é possível monitorar o impacto ambiental das atividades agrícolas, acompanhar a utilização de insumos e recursos naturais, como água e energia, e garantir que práticas de agricultura regenerativa sejam aplicadas corretamente, melhorando a saúde do solo e gerando um ciclo de prosperidade, para o planeta, as pessoas e os produtores rurais.
No Brasil, por exemplo, isso já é uma realidade na cultura do café.
A cafeicultura, de modo geral, está avançando na busca por uma agricultura regenerativa, mais responsável e eficiente, com foco em atender as necessidades de um mercado consumidor bastante exigente.