Bons ventos podem soprar para o agro em 2022
Entidades estão otimistas sobre o crescimento e valorização do setor neste ano
|Para um ano que promete ser de economia em recessão ou, no melhor dos mundos, de estagnação, com uma projeção de crescimento de 0,5% no PIB brasileiro, 2022 tem tudo para ser um período de retomada para o agro no país. Isso é um alento para o setor.
A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) divulgou suas projeções para o próximo ano, e, segundo a entidade, a produção no campo deverá caminhar por um período de boa valorização. Claro que não com todo ímpeto de 2021, mas o que os analistas da entidade preveem é um ano com desempenho positivo.
O crescimento esperado do PIB do Agronegócio e da Agropecuária é de 5% e 2,4%, respectivamente. Em 2021, o crescimento estimado é de 9,4% para o PIB do Agronegócio e 1,8% para o PIB da Agropecuária. A diferença básica entre essas duas pesquisas, uma feita pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), de Piracicaba (SP), e a outra pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), é que a do Cepea, além de levar em conta a produção no campo, também inclui a movimentação financeira dos insumos e serviços relacionados à produção no campo.
Já o Valor Bruto da Produção (VBP) tem uma projeção de crescer 4,2% no próximo ano, impulsionado especialmente pela safra de grãos. Esse indicador do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) é uma projeção de faturamento da produção agropecuária com base na produção estimada e em preços correntes das commodities.