O que está por trás da proposta do governo para banir agrotóxicos “ultraperigosos”

Governo discute retirada gradual de defensivos mais tóxicos quando houver alternativas, enquanto indústria critica critérios e cobra debate técnico

|
O que está por trás da proposta do governo para banir agrotóxicos “ultraperigosos”
23deJaneirode2026ás12:01

O governo federal anunciou que está preparando medidas que podem retirar de circulação defensivos agrícolas considerados “ultraperigosos”, desde que existam alternativas menos nocivas disponíveis.

A estratégia está sendo costurada no contexto do Programa Nacional de Redução de Agrotóxicos (Pronara), que integra a agenda de redução gradual do uso de químicos na agricultura.

Segundo o ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, “se tivermos produtos biológicos ou químicos menos tóxicos que cumpram a mesma função, o agrotóxico mais perigoso será retirado do mercado”, disse em entrevista ao Valor.

>> SIGA O CANAL DO AGROFY NEWS NO WHATSAPP

>> ENCONTRE PRODUTOS E SOLUÇÕES PARA O AGRO NO AGROFY MARKET

A ideia, diz o governo, não é proibir substâncias de uma vez, mas criar critérios claros para que produtos mais tóxicos saiam de circulação quando houver substitutos equivalentes, como bioinsumos (produtos biológicos de origem vegetal, animal ou microbiana) ou defensivos químicos menos agressivos ao ambiente e à saúde.