Fique ligado no clima

O uso de novas tecnologias e soluções da agricultura tradicional mitigam o efeito das secas e dos veranicos sobre a produtividade das lavouras. Por Xico Graziano

|
Fique ligado no clima
24deJaneirode2022ás17:35

Chuvas intensas causam enormes danos, rurais e urbanos, em Goiás, Minas Gerais e Bahia. No Sul, severa seca causa perdas na safra gaúcha e paranaense. O que está acontecendo com o clima?

Ninguém sabe ao certo. Há pelo menos 50 anos, agricultores mais velhos relatavam que a temporada de chuvas parecia estar se alterando. Mais recentemente, estudiosos apregoam as mudanças climáticas como resultado do aquecimento planetário, causado pela emissão, antrópica, de gases do efeito estufa.

Há quem discorde dessa teoria patrocinada pela ONU. Os cientistas céticos argumentam ser ínfima a contribuição humana na mudança de clima. Essa seria causada por fenômenos físicos e cósmicos incontroláveis.

Independentemente das causas, o clima realmente está mudando no Brasil. Aliás, o clima da Terra nunca permaneceu o mesmo, alternando eras glaciais com esquentamentos milenares, acompanhado de tudo quanto é tormentoso nessa matéria, como secas, enchentes, furacões e outras desgraças naturais.