Dia da Terra: agropecuária pode ser parte da solução

Brasil é vanguarda em técnicas de baixo carbono ou descarbonizantes

Dia da Terra: agropecuária pode ser parte da solução
22deAbrilde2022ás15:50

O Dia da Terra (também chamado Dia Internacional da Mãe Terra) marca todo 22 de abril como uma data para voltar as atenções à preservação e recuperação do planeta que, ainda por muito tempo, será nosso único lar.

Apesar disso, o ser humano usa mais os recursos da Terra do que ela pode se regenerar. Para se ter ideia, a Global Footprint Network indicou que a humanidade explora o planeta 70% mais rápido do que ele se recupera.

Esse ritmo refere-se ao ano de 2021, mas o saldo negativo com o planeta repete-se há décadas. Inclusive, o chamado "Dia da Sobrecarga" tem chegado cada vez mais cedo. No ano passado, por exemplo, foi em 29 de julho, enquanto na década de 1990 era em setembro.

ONU

Neste 22 de abril, o secretário-geral da ONU (Organização das Nações Unidas), António Guterres, disse que os humanos têm sido maus guardiões do seu “frágil lar”.

O chefe da ONU disse que hoje a Terra enfrenta uma crise planetária tripla: o distúrbio climático e perda de biodiversidade, aliada à poluição e ao desperdício que ameaçam o bem-estar e a sobrevivência de milhões de pessoas em todo o mundo.

A entidade calcula que a perda anual de florestas equivale a 4,7 milhões de hectares, uma área maior que a Dinamarca. A organização estima que 1 milhão de espécies animais e vegetais estejam ameaçadas de extinção.