Plano imuniza 120 mil animais contra Peste Suína Clássica em Alagoas

Entrada da doença na Zona Livre poderia representar bilhões de prejuízo ao setor

|
Plano imuniza 120 mil animais contra Peste Suína Clássica em Alagoas
05deMaiode2022ás15:47

Foi concluída a segunda etapa da campanha de vacinação contra a Peste Suína Clássica (PSC), que imunizou mais de 120 mil suínos, distribuídos em quase seis mil propriedades rurais do estado de Alagoas.

De acordo com informações do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), a iniciativa ocorreu nos meses de março e abril e atingiu a meta planejada de animais a serem vacinados.

A campanha faz parte do projeto piloto de implantação do Plano Estratégico Brasil Livre de Peste Suína Clássica (PSC) em Alagoas, lançado em 2021, pelo Mapa que visa erradicar a doença de todo o território nacional. O investimento para a realização do projeto piloto conta com recursos público e privado, que somam quase de R$ 3 milhões.

Também conhecida como febre suína, a PSC é uma doença viral de notificação obrigatória, altamente contagiosa e que afeta somente suínos domésticos e asselvajados. Não é transmissível a humanos. Os principais sintomas nos animais são febre alta, lesões avermelhadas na pele, conjuntivite, falta de apetite, fraqueza, diarreia e aborto.