Consumo dos brasileiros sobe 2,59% no 1º tri de 2022

Associação Brasileira de Supermercados (Abras) "culpa" inflação pela alta nos gastos

|
Consumo dos brasileiros sobe 2,59% no 1º tri de 2022
12deMaiode2022ás16:40

A inflação que cada vez “bate mais forte” na porta dos brasileiros puxou um aumento de 2,59% no consumo das famílias, no primeiro trimestre de 2022, de acordo com o Índice Nacional de Consumo dos Lares Brasileiros da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), divulgado hoje, dia 12.

Tomate, cebola, leite longa vida e óleo de soja, com aumentos de 27,22%, 10,55%, 9,34% e 8,9%, respectivamente, são os líderes entre os alimentos mais impactados pela inflação do período.

“O aumento no consumo se deve à pressão inflacionária puxada pelo repasse dos custos de produção na cadeia de alimentos, especialmente pelo aumento do preço do óleo diesel, que impacta o frete na logística dos produtos”, disse o vice-presidente da Abras, Marcio Milan.

O mês de março registrou a maior variação do consumo do trimestre, com alta de 6,58% na comparação com fevereiro. Já com relação a março de 2021, a alta foi de 2,41%.