Inscrição para o Selo Mais Integridade vai até 3 de junho

Iniciativa do Mapa reconhece organizações com práticas focadas em responsabilidade social, sustentabilidade ambiental e ética

Por |
Inscrição para o Selo Mais Integridade vai até 3 de junho
17deMaiode2022ás12:41

Termina em 3 de junho o prazo de inscrição para a edição 2022/2023 do projeto Selo Mais Integridade, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). A seleção é aberta para empresas e cooperativas dedicadas às atividades agropecuárias e pesqueiras, com projetos nas áreas de responsabilidade social, sustentabilidade ambiental e ética

Além de estreantes (que concorrem pela primeira vez ao selo verde), as empresas que já possuem o Mais Integridade podem se inscrever para renovação (neste caso, o selo é amarelo).

Vale destacar que a edição deste ano tem como novidade a exigência de relatório técnico, que comprove como a empresa/cooperativa está contribuindo ou pretende contribuir, para a descarbonização mundial.

O selo Mais Integridade foi instituído pelo Mapa, por meio da Portaria nº 2.462/2017, e visa estimular o setor na adoção de práticas em prol do meio ambiente. Outro propósito é reduzir riscos de ocorrência de fraudes e corrupção nas relações entre o setor público e o setor privado ligado ao agronegócio. 

Requisitos 

Para receber o Selo Mais Integridade, a empresa ou cooperativa deve comprovar a prática de requisitos, sendo exemplo implementação de código de ética e conduta; canais de denúncia efetivos; ações com foco na responsabilidade social e sustentabilidade ambiental; e treinamentos para melhoria da cultura organizacional.

Além disso, é preciso estar em dia com as obrigações trabalhistas, não ter multas relacionadas ao tema nos últimos dois anos, não ter casos de adulteração ou falsificação de processos e produtos fiscalizados pela Secretaria de Defesa Agropecuária do Mapa, ter ações de boas práticas agrícolas enquadradas nas metas de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas e não ter cometido crimes ambientais nos últimos 24 meses.

A documentação apresentada passará por análise dos integrantes da Secretaria-Executiva do Comitê Gestor do Selo Mais Integridade. Na última edição, 17 organizações conquistaram o selo. A inscrição deve ser feita no site do Mapa.

Cargando...