Embrapa lança projetos de inovação no Cerrado Mineiro

Iniciativas envolvem produtores de grãos das regiões do Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas

Por |
Embrapa lança projetos de inovação no Cerrado Mineiro
16deMaiode2022ás11:14

A Embrapa Cerrados apresentou em Paracatu, município do Noroeste de mineiro, na última semana (dias 10 e 11), os projetos LabCerrado e LabAgroMinas. As iniciativas possuem como meta uma agricultura sustentável de resultados satisfatórios, tanto para o bolso dos produtores quanto para o meio ambiente. Ou seja, são projetos baseados em inovação no agro.

A iniciativa da Embrapa conta com as parcerias da VLI Multimodal S.A e do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG). Tem também o apoio da Associação dos Produtores de Soja, Milho, Sorgo e outros grãos agrícolas do Estado de Minas Gerais (Aprosoja-MG).

O evento em Paracatu contou com a participação de produtores de grãos das regiões do Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas, indicados pela Aprosoja Minas. A particularidade desses convidados fica por conta de terem todos eles os seus negócios localizados em áreas de Cerrado, alvo principal dos dois projetos. No caso do LabAgroMinas, ele será estendido futuramente a outras regiões mineiras, enquanto o LaBCerrado aos estados do Tocantins e de Goiás.

Entre as autoridades presentes estavam o chefe geral da Embrapa Cerrados, Sebastião Pedro da Silva Neto, o ministro do TCU e também produtor rural, Augusto Nardes, o presidente do Grupo Associado de Agricultura Sustentável (GAAS), Rogério Vian, o gerente de Desenvolvimento de Negócios da VLI, Edson Zacarias, o supervisor de Produtos de BDMG, Rubens de Brito e o presidente da Aprosoja Minas, Fábio de Salles Meirelles Filho.

Foram dois dias de reuniões em esquema de imersão. No primeiro dia, houve a apresentação de estudos, dados e cases sobre a prática da agricultura sustentável nas fazendas. Os produtores convidados também participaram de uma dinâmica de grupos, em que foram instruídos a elaborarem planos de negócios, sob a orientação de pesquisadores da Embrapa, com base no conteúdo apresentado no evento.

Cargando...