Rio Grande do Sul estima maior produção de trigo da história em 2022

Emater prevê maior safra de inverno do estado, com até 5 milhões toneladas de grãos de trigo, aveia, canola e cevada

|
Rio Grande do Sul estima maior produção de trigo da história em 2022
07deJunhode2022ás16:35

Liderada pelo trigo, a safra de inverno de 2022 do Rio Grande do Sul poderá produzir um total de 5 milhões de toneladas de grãos, número que equivale a um aumento de 11,9% em relação ao ano anterior e é o maior de sua história. 

A estimativa é parte da projeção inicial da safra, divulgada nesta terça-feira (dia 7), pela equipe (foto) da Emater/RS-Ascar, da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), e é baseada nas produtividades iniciais e tendências apresentadas pelas médias registradas nos últimos 10 anos

O volume de 5 toneladas refere-se a soma das estimativas para as culturas de trigo (de 3,9 milhões de toneladas); aveia branca (previsão de 870,2 mil toneladas); cevada (108,6 mil toneladas) e canola (com 91,3 mil toneladas). 

Já a área implantada para fins comerciais está projetada em 1,89 milhão de hectares, sendo 14,6% maior na comparação com as lavouras no ano passado.

 

Trigo tem promessa recorde 

De acordo com os dados compilados pela Gerência de Planejamento (GPL), e levantados pelos escritórios municipais em maio, a área de trigo prevista para esta safra é a maior desde 1980, com 1,4 milhão de hectares implantados. 

Segundo o diretor técnico da Emater, Alencar Rugeri, a ampliação é consequência de preços favoráveis e liquidez do grão, mas também do auxílio de novas tecnologias e da aquisição de maquinários pelas propriedades. 

A tentativa de reverter o quadro da safra de verão, impactada pela estiagem, também impulsiona as apostas no inverno.

Se a estimativa da cultura do trigo se confirmar em 2022, a produção ficará a frente da segunda maior safra, em 2021, quando se colheu 3,5 milhões toneladas do grão. A terceira maior produção foi em 2013, com 3,3 milhões de toneladas. 

 Confira o levantamento da estimativa 2022 na comparação com 2021: