Embrapa e Famato apresentam 19 aplicativos gratuitos para o agro

Evento reuniu mais de 60 soluções para facilitar a vida no campo

Por |
Embrapa e Famato apresentam 19 aplicativos gratuitos para o agro
09deJunhode2022ás14:44

Se um é pouco, dois é bom, três é demais... o que falar de 19? Isso mesmo, você leu 19, que é o número de aplicativos para aparelhos móveis que a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) apresentará durante a Famato Embrapa Show.

Na mostra, agendada entre os dias 22 e 24, em Cuiabá, os participantes irão descobrir algumas das opções já disponibilizadas “na palma da mão” – e gratuitamente -  e que podem auxiliar no desenvolvimento sustentável da agropecuária nacional. 

A lista dos aplicativos também leva ainda em consideração o potencial para a produção de Mato Grosso, onde a mostra ocorrerá. “Definimos soluções que, na avaliação da equipe técnica, têm maior potencial de impacto para as cadeias de grãos, fibras, bioenergia e carne em Mato Grosso”, explica Austeclínio Lopes de Farias Neto, coordenador técnico do Famato Embrapa Show.

Um exemplo citado é o Pasto Certo, aplicativo desenvolvido para ajudar o produtor a escolher melhor variedade de forrageira, considerando manejo e restrições.

Já quem procura sombra ideal para o seu rebanho pode contar com o aplicativo Arbopasto que revela quais, entre 57 espécies nativas, são as mais adequadas para cada pastagem.

E ainda para a pecuária de corte, o ControlPec foi desenvolvido para auxiliar na gestão da fazenda e o Suplementa Certo para a calcular o custo-benefício da suplementação na seca.

Suínos e frangos

Produtores de suínos e frangos de corte tem entre as opções o Custo Fácil, que auxilia no custo de produção e em como obter relatórios úteis para a gestão da granja.

Já entre os que se destinam a agricultura, a Embrapa oferece os aplicativos Afere, que calcula a recomendação de adubação, e Zarc-Plantio Certo, que traz informações sobre as janelas de plantio.

Tem também o Dr. Feijão que busca otimizar o sistema produtivo do feijão comum, fornecendo informações sobre o desenvolvimento da planta e formas de manejo para controle de pragas e doenças.

O aplicativo também libera publicações técnicas e permite que o produtor encontre parceiros para adquirir sementes, além de permitir o contato direto com a Embrapa. 

Imersão na tecnologia é o foco

Criada em 2019, pela Federação de Agricultura e Pecuária de Mato Grosso, a Famato Show tem como foco a imersão dos agricultores e produtores no universo da tecnologia e na ampliação da divulgação das tendências no campo.

Este ano organizada em parceria com a Embrapa Agrossilvipastoril e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT), a mostra levará ao público mais de 60 soluções tecnológicas inovadoras.

Cargando...