Próximos dias deverão ter frio e chuva no Rio Grande do Sul

Nova frente fria chega ao Estado com a promessa de levar chuva em todo o estado; temperaturas também caem.

Por |
Próximos dias deverão ter frio e chuva no Rio Grande do Sul
24deJunhode2022ás16:03

 A chegada de uma nova frente fria, a partir de hoje (dia 24), no Rio Grande do Sul deve provocar chuva em todo o estado, além de quedas nas temperaturas nos próximos dias. 

De acordo com Boletim Integrado Agrometeorológico, elaborado pela Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), a Emater/RS-Ascar e o Irga, os volumes deverão oscilar entre 20 e 50 mm na maior parte do Estado. 

Já na fronteira Oeste, Campanha e Zona Sul, os indicadores serão maiores, oscilando entre 50 e 70 mm na maioria dos municípios. 

Ainda de acordo com os meteorologistas, amanhã e domingo, a massa de ar frio resultará em declínio acentuado da temperatura, com grande variação de nuvens e períodos céu encoberto em todas as regiões. 

No início da próxima semana, entre os dias 27 e 28, o deslocamento de uma área de baixa pressão e de uma frente fria provocarão aumento da nebulosidade e pancadas de chuva na maioria das regiões. 

Por ora, não há previsão de geadas. 

Culturas de Inverno prosseguem no RS 

Apesar das chuvas dos últimos dias (e previsão de novos volumes), técnico da Seapdr divulgaram ontem que ao estado prossegue nos plantios das culturas de inverno. 

A maior atenção da semana foi a região de Santa Rosa, onde o alto volume da chuva provocou processos erosivos significativos nos solos das lavouras de soja – que foram recentemente colhidas. 

Segundo o Informativo Conjuntural divulgado também ontem, o tempo seco e de elevada radiação solar da primeira quinzena de junho permitiu intensa atividade de semeadura do trigo. 

Estima-se que a operação foi realizada em 57% dos cultivos. Com isso, a estimativa para safra 2022 no RS é de 1.413.763 hectares e a produtividade estimada é de 2.822 kg/ha. 

 

 

Cargando...